De 25/02 a 27/02

Resíduos Sólidos Urbanos: Vilas sustentáveis e ação participativa

Reapresentação do I Congresso Internacional Ambiente E Sustentabilidade. 25 à 28 de de fevereiro de 2021.

 INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Sobre o congresso


Sejam bem-vindo(as) a Reapresentação do I Congresso Internacional Ambiente e Sustentabilidade – CIAS, que tem como tema central os « Resíduos Sólidos Urbanos: Vilas sustentáveis e ação participativa ». A reapresentação do evento acontecerá no período de 25 à 28 de fevereiro de 2021. Vamos utilizar as novas formas tecnológicas virtuais para aproximar nossas diferenças, nosso potenciais e nossos saberes. As inscrições são gratuítas e já estão abertas. Considerando a vertente solidária deste evento, serão oferecidos os produtos: Acesso solidário, Acesso Premium solidário e Taxa de Publicação de Resumo Solidário. Venham fazer parte!
Após uma 1ª edição de 30 de julho a 2 de agosto de 2020, aclamada pelos seus mais de 1.200 participantes, decidimos oferecer este congresso novamente para abrir aos que não estivessem disponíveis naquela data. 
 
Teremos grandes novidades : 
 
1. Chamada de resumos, aberto aos palestrantes, congressitas,  bem como ao público que assim desejarem. Os resumos selecionados, serão publicados formato de anais eletrônicos com ISBN do CIAS 2020. Entre os selecionados, 5 melhores autores serão escolhidos pela comissão científica e convidados à contribuírem através de uma apresentação oral pré-gravada do seu trabalho.
 
2.  Determinadas apresentações dos conferencistas, serão selecionadas e poderão dar origem, com o apoio de parceiros mentores, a publicações científicas submetidas a periódicos e revisados ​​pelos seus editores.
 
3.  Teremos novidades, nas oficinas com novos de palestrantes.
 
Diante da crise sanitária e de saúde que estamos vivendo, além da crise ecológica, econômica e social, a realização desse evento se faz imprescindível neste momento. Repensar a forma pela qual nos relacionamos e fazemos a gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos e seus impactos no ambiente, nos leva a crer que, mais do que nunca, temos que agirmos juntos.  Reinventar o hoje, para o bem do amanhã, é buscar as novas formas de viver nossa relação com o planeta. Somos atores sociais (produtores, habitantes, consumidores, comerciantes, artesãos, gestores  públicos, escolas, universidades, etc),nesse processo, responsáveis por recriar um modelo diferente que seja efetivo e sustentável.
 
Nesse sentido, surge o CIAS 2020, com um olhar sistêmico, dialógico e reflexivo envolvendo os atores sociais implicados nas solucões alternativas de valorização e gestão dos resíduos sólidos urbano, bem com a aplicação da economia circular, na busca pela sustentabilidade urbana. Será uma troca inter e transdisciplinares, favorecendo surgimento de oportunidades e práticas. 
Vale lembrar que no dia 2 de agosto de 2020, a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS completou 10 anos no Brasil. Consideramos que uma releitura crítica e construtiva dos seus resultados e da sua eficácia é especialmente relevante, no que diz respeito à inclusão dos catadores de materiais recicláveis ​​no sistema de gestão de resíduos sólidos. É necessária uma ação coletiva.
 
Nesta Re-Edição do CIAS 2020, contaremos com a participação voluntária, de pesquisadores nacionais e internacionais (Brasil, França, Espanha, Quebec e Colômbia), bem como de técnicos,  catadores de cooperativas, profissionais de diversas áreas, emprendedores, implicando atores sociais que pesquisam e vivem a temática desse congresso, e que podem contribuir para as melhorias e avanços, numa perpectivas de aprendizado coletivo. Teremos troca de pesquisas e experiências por meio de relatos, palestras, minicursos e shows musicais, que possam sensibilizar e levar a reflexões da sociedade, sobre as perpectivas de agir na relação com os resíduos sólidos urbanos e sua gestão coletiva e participativa.

Uma das contribuições da Reapresentação do CIAS 2020, será dar continuidade à formulação de documentos, com propostas de ações participativas com relação aos resíduos sólidos urbano no contexto da cidade. Este congresso possa contribuir com elaboração de políticas públicas voltadas para as áreas do planejamento ambiental e urbano, e que possam gerar trabalho, emprego e renda.
 
As contribuições solidárias serão utilizados para viabilizar os custos do evento e o restante da renda obtida terá como beneficiente o projeto EMTRE – Empresas de Transformação  de Recicláveis, que tem como objetivo à inclusão produtiva e geração de trabalho e renda para familias excluídas do mercado de trabalho. Você estará contribuindo para revitalizar as ações e expansão desse projeto. 
Os participantes inscritos, poderão participar nos dias com questões e comentários por meio do chat da plataforma do evento.
 
Esta primeira edição será de suma importância como experiência para à realizaçao de outras temáticas para os próximos eventos, sobre à temática em geral « ambiente  & sustentabilidade ».
Reapresentação do CIAS 2020, está sendo realizado com parcerias e apoio das universidades, empreendedores, empresas, associações e cooperativas de catadores.
 PERGUNTAS FREQUENTES

Palestrantes


Zulmira Aurea Cruz Bomfim

Professora titular do curso de Psicologia da UFC. Doutora em Psicologia Social PUC-SP. Facilitadora Didata em Biodança.

 SAIBA MAIS

Eline Prado Santos Feitosa

Psicóloga e Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe, associada à ABRAPA.

 SAIBA MAIS

Gisele Victor Batista

Consultora, Palestrante, Professora e Mentora em sustentabilidade 4.0, economia de baixo carbono e projetos de inovação

 SAIBA MAIS

Maria Clevandira Dias Mota

Socióloga, Professora, Especialista em Dinâmica de Grupo e relações humanas, Formação em Permacultura e Sócia fundadora e Membro do Conselho Diretor do Instituto de Permacultura do Ceara (IPC). Formação em Biodança/Educadora Biocêntrica, Terapeuta Comunitária, Consteladora Familiar.

 SAIBA MAIS

Maria Eulaidia de Araujo

Doutora em Geografia, Planejamento e Urbanismo, pelo INSA de Lyon. França. Pesquisadora - Planejamento Ambiental e Comportamento Humano/CAPES-Brasil. Facilitadora Biodança.

 SAIBA MAIS

Sarah Christina Ribeiro Antunes

Engenheira Ambiental e Sanitarista (UFJF), mestranda em Engenharia Civil (UFJF) e consultora ambiental em gerenciamento de resíduos sólidos.

 SAIBA MAIS

Fabrício Luíz de Queiróz Vidal

Graduando do curso de engenharia química, palestrante da V CONAPESQ na temática de modelagem de física computacional.

 SAIBA MAIS

Alba Regina Azvedo Arana

Professora e Coordenadora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste (Mestrado e Doutorado)

 SAIBA MAIS

Antônio EudesCoelho Bastos

Artesão e bambuzeiro

 SAIBA MAIS

Custódio Luís Silva de Almeida

Professor Titular de Filosofia da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao Instituto de Cultura e Arte.

 SAIBA MAIS

Raquel de Galiza Vieira

Publicitária Membro da Academia de Letras Sanfoneira Poeta Fotógrafa Produtora

 SAIBA MAIS

Vinícius de Galiza Vieira

Aluno da Universidade Estadual de Campinas.

 SAIBA MAIS

Helenira Fonsêca de Alencar

Doutora em Psicologia. Tutora do Programa de Saúde da Família da Residência Integrada em Saúde/ ESP-Ce.

 SAIBA MAIS

Adeildo Cabral da Silva

Professor Titular do Depart. de Construção Civil e Vice - coordenador do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental-IFCE. Brasil.

 SAIBA MAIS

Leticia Oliveira da Rocha e Silva

Estudante de Arquitetura e Urbanismo Artesã de bambu Projetista da Quadro Vivo Jardins Verticais Bioconstrutora

 SAIBA MAIS

Fernanda Marques Lins

Artesã. Designer de Moda na Floresta Urbana. Artista Designer e bioconstrutora no grupo de bioconstrução ARTerra.

 SAIBA MAIS

Maria Dias Cavalcante

Doutoranda em Ciências Marinhas Tropicais com foco em análise de impactos ambientais. Mestra em saneamento ambiental. 

 SAIBA MAIS

Fernando Manoel Correia - Nando Cordel

Compositor de mais de 1.500 músicas, sucessos como De volta pro meu aconchego, Gostoso demais, Isso aqui ta muito bom Nando Cordel , cantor e compositor tem 35 anos de carreira, 38 cds lançados. 

 SAIBA MAIS

Enrique Sánchez Albarracín

Cofundador da rede franco-colombiana de pesquisadores, COLIFRI. Coordenação de projetos e pesquisas interdisciplinares. 

 SAIBA MAIS

Silvio Ruiz Grisales

Representante Legal de la Asociación Colombiana de Recicladores GAIAREC y Secretario de Operaciones y Gestión de Proyectos de la Red Latinoamericana y del Caribe de Recicladores REDLACRE. 

 SAIBA MAIS

Francisco Humberto de Carvalho Junior

Doutorado em Engenharia Civil. Professor titular do IFCE. Maracanaú-Ce. Presidente ABES CE. Graduação em engenharia civil. 

 SAIBA MAIS

Alexandre Araújo Costa

Cientista do Clima, Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará. Alexandre Araújo Costa é Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará. 

 SAIBA MAIS

Karla Patricia Martins Ferreira

Psicóloga e Professora do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Coordenadora do Laboratório de Estudo as Relações Humano -ambientais - LERHA.

 SAIBA MAIS

Mariana Consuli Menezes

Graduada em psicologia, técnica em Farmácias Vivas, permacultura, aprendiz de curandeiras. Bruxa.

 SAIBA MAIS

Júlio César do Nascimento

Arquiteto e eco designer com experiência de 22 anos com bambu.

 SAIBA MAIS

Henrique Vieira de Sousa

Trabalho com a conscientização ambiental acerca da destinação correta dos nossos resíduos sólidos recicláveis e orgânicos. Técnico em eletrotécnica Permacultor Consultor lixo zero Ativista sustentável.

 SAIBA MAIS

César Augusto Lucena da Silva

Catador no mini-centro no projeto EMTRE- Empreendimentos de transformação de recicláveis.

 SAIBA MAIS

Mirian Lima da Costa

Sou integrante do projeto EMTRE- Empreendimentos de Transformação de Recicláveis. Função de motorista e artesã (8 anos). Dou aulas de artesanato com resíduos recicláveis. 

 SAIBA MAIS

Mario Eduardo Fraga da Silva

Ecólogo, praticante da Permacultura, com longa experiência em compostagem de resíduos sólidos orgânicos domésticos.

 SAIBA MAIS

Edna Verónica Gutiérrez

Investigadora del Programa de Ingeniería Sustentable Universidad Nacional de Colombia.

 SAIBA MAIS

Julien G. Chenet

Profesor investigador, consultor y director de proyecto internacional en desarrollo sostenible. Presidente de Colifri - Asociation Colombia-Francesa de investigadores.

 SAIBA MAIS

Suely Salgueiro Chacon

Mulher, Mãe, Avó, Professora, Cearense, Nordestina, Latinoamericana. Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Professora da UFC - Gestão de Políticas Públicas.

 SAIBA MAIS

Osenilma Maria Batista Gadelha

Atuação como Supervisora no projeto Ecoenel de 2012 - 2019. Beneficia a clientes da concessionária de energia no Ceará.

 SAIBA MAIS

Albert Gradvohl

Coordenador Especial de Limpeza Urbana da PMF / SCSP. Professor na Universidade de Fortaleza - UNIFOR no Centro de Comunicação e Gestão. Brasil.

 SAIBA MAIS

Antonia Barbosa de Lima

Dra. em Agronomia pela UFPB. Professora aposentada do IFCE/Campus Iguatu-Ce na área de Agroindustria.

 SAIBA MAIS

Jane Eyre de Melo

Filosofa, Psicóloga Clínica de orientacao Junguiana. Astrologa. Cantora. Em 2017 lancei um CD Melodias, com músicas da MPB em versões na língua Francesa, observando nossos costumes nordestinos.

 SAIBA MAIS

Francisco Atualpa Soares Júnior

Médico Veterinário. Mestre em Ciências Veterinárias-Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Saúde Coletiva, ênfase em Saúde Pública. Coordenador do Programa Estadual da Malária (14-15). Gerente da Vigilância Ambiental de Fortaleza-Ce. (2014-Atual).

 SAIBA MAIS

Mathieu Durand

Maitre de conférences (profesor asociado) à Le Mans Université, chercheur au laboratoire ESO (CNRS) et à l'IUF - France.

 SAIBA MAIS

Lionel Schaeffer

Co-fondateur et responsable du LaBeL RéCuP', collectif international d'artistes et artisans récupérateurs. Co-animateur de l'atelier de réutilisation d'emballages et produits usagés - Paris - France.

 SAIBA MAIS

Enali De Biaggi

Prof. geografia e planeamento -Univ. Lyon/UMR EVS Co-resp. Mestrado "Saúde e Território, Inteligência Geográfica" .

 SAIBA MAIS

Joácio de Araújo Morais Júnior

Eng. Civil UFPB, doutor pelo INSA de Lyon - França (2006) e Pós-doutor pelo INSA de Lyon (2019) na área de Trat. de RSU.

 SAIBA MAIS

Jalsey Pereira de Nazareno

Professor Universitário na Universidade Paulista-UNIP. Assessor Técnico na Prefeitura de Fortaleza. Consultor Ambiental.

 SAIBA MAIS

Odailton Silva de Arruda

Criador de vários projetos de sustentabilidade na Enel, sendo o mais reconhecido o Ecoenel.

 SAIBA MAIS

Cícero Glaudiano Nascimento de Sousa

Presidente da Associaçao de Catadores Raio de Sol. Genibaú. Membro da Rede de catadores do Ceará e representante nacional do MNCR. Fortaleza-Ce. Brasil

 SAIBA MAIS

Luiz Carlos Fernandes

Adminstrador da Cooperativa Coopama. Execução e acompanhamento do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva no Rio de Janeiro, atuação junto às cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Planejamento e execução operacional da Coleta Seletiva em eventos. Rio de Janeiro-RJ

 SAIBA MAIS

Piquemal Renaud

Directeur Général en collectivité localeExpert/intervenant : ADEME, CNFPT, Université, collectivités outre-mer.

 SAIBA MAIS

Ricardo Garcia Mira

Full Professor of Social Psychology at the University of A Coruna, and Visiting Professor of the IPR Univ. Bath, UK.

 SAIBA MAIS

Glauciane de Oliveira Viana

Secretária de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú-Ce. Ex Conselheira Tutelar de Maracanaú. Membro do COEGEMAS/CE.

 SAIBA MAIS

Luana Viana Costa e Silva

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Professora Adjunta de Eng. Ambiental e Sanitária, UFC campus Crateús.

 SAIBA MAIS

João José Hiluy Filho

Atuação em Engª de Processos, Projetos Industriais, Engª Ambiental (Resíduos Sólidos e Energias Renováveis).

 SAIBA MAIS

Tatiane Dantas Nascimento

Mestre em Direito pela UFRN. Consultora Técnica e Jurídica.

 SAIBA MAIS

Ana Cláudia Carvalho Bezerra

Fundadora da GreatBox, uma startup de inovação em design e produção para reutilização de materiais e economia circular.

 SAIBA MAIS

Pascale MARTEL NAQUIN

Biologiste, Docteur de l’INSA de Lyon en Gestion et Traitement des Déchets, Maître-composteur, Chef de projet INSAVALOR pendant 26 ans, Directrice du CEFREPADE pendant 10 ans, aujourd’hui Consultante indépendante.

 SAIBA MAIS

Está chegando o grande dia!


De 25/02 a 27/02

Participe da Reapresentação do CIAS! Faça agora mesmo a sua inscrição gratuita!

 INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Programação (horário do Brasil)


(sujeita a alterações)

13:00
Acolhimento com poesia e música - Eulaidia Araújo - Jane Eyre -Pascale Martel Naquin - 1ª Edição

Abertura oficial do CIAS

14:00
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: Por quê? - 1ª Edição

Mesa redonda. Francisco Atualpa Soares Júnior; Alexandre Araújo Costa; Odailton Silva de Arruda; Suely Salgueiro Chacon

15:30
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: Por quê? - 1ª Edição

Mesa redonda. Zulmira Aurea Cruz Bomfim; Luana Viana Costa e Silva; Jalsey Pereira de Nazareno; Edna Verónica Gutiérrez

17:00
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: Como? - 1ª Edição

Mesa redonda. Mathieu Durand; Joácio de Araújo Morais Júnior; Maria Dias Cavalcante ; Pascale Martel Naquin

13:00
Oficina - Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos: Reutilização e Recuperação

Fernanda Marques Lins e Lionel Schaeffer

14:30
A vida no centro do planejamento urbano dos RSU - 1ª Edição

Mesa redonda. Maria Eulaidia de Araujo; Ricardo Garcia Mira; Osenilma Maria Batista Gadelha; Enali De Biaggi

16:00
Os catadores, pilares da gestão de RSU. - 1ª Edição

Mesa redonda. Glauciane de Oliveira Viana; Luiz Carlos Fernandes; Cícero Glaudiano Nascimento de Sousa; Albert Gradvohl

17:30
Dez anos de PNRS e as leis ambientais : coerência com o destino dos RSU. - 1ª Edição

Mesa redonda. Helenira Fonsêca de Alencar; Karla Patricia Martins Ferreira; Eline Prado Santos Feitosa; Francisco Humberto de Carvalho Junior

13:00
Oficina - Separação de resíduos sólidos recicláveis. - 1ª Edição

Maria Eulaidia de Araujo - Gestão e redução do lixo na fonte com inclusão social de catadores - Mirian Lima e César Augusto Lucena.

14:30
A valorização de bio-resíduos: para um retorno justo de nutrientes ao solo. - 1ª Edição

Mesa redonda. João José Hiluy Filho; Renaud Piquemal; Julien G. Chenet; Pascale Martel Naquin

16:00
Valorização de bio-resíduos: para um retorno justo de nutrientes ao solo! - 1ª Edição

Mesa redonda. Maria Clevandira Dias Mota; Mario Eduardo Fraga da Silva; Mariana Consuli Menezes; Henrique Vieira de Sousa

12:00
Oficina - O bambu como matéria prima sustentável.

Antônio Eudes Coelho Bastos, Júlio César do Nascimento e Leticia Oliveira da Rocha e Silva

13:30
Separar, classificar, coletar, transformar! - 1ª Edição

Mesa redonda. Ana Cláudia Carvalho Bezerra; Antonia Barbosa de Lima; Adeildo Cabral da Silva;Silvio Ruiz Grisales.

15:30
Apresentação oral dos resumos selecionados - 1ª Edição

Maria Eulaidia de Araujo; Adeildo Cabral da Silva; Maria Clevandira Dias Mota; Gisele Victor Batista; Tatiane Dantas Nascimento; Fabrício Luíz de Queiróz Vidal; Alba Regina Azevedo Arana; Sarah Christina Ribeiro.

17:30
Ecologia Profunda e O resíduo, metáfora social ou conceito econômico. - 1ª Edição

Roda de diálogo e ação participativa. Custódio Luís Silva de Almeida; Enrique Sánchez Albarracín; Maria Eulaidia de Araujo.

19:00
Musical de despedida: Nando Cordel e Raquel & Vinícius : Os Galizas da Sanfona - 1ª Edição

Encerramento do I CIAS

Organizadores


 

MARIA EULAIDIA DE ARAUJO

Organizadora e mentora do I CONGRESSO INTERNACIONAL AMBIENTE & SUSTENTABILIDADE

 SAIBA MAIS

MARIA CLEVANDIRA DIAS MOTA

I Congresso internacional Ambiente & Sustentabilidade

 SAIBA MAIS

IFEE

Instituto de Formação Empreendedora e Educação Permanente

 SAIBA MAIS

PASCALE MARTEL NAQUIN.jpg

Congresso internacional Ambiente & Sustentabilidade - Mesas redondas e divulgação

 SAIBA MAIS

Inscreva-se gratuitamente


 

Aceito os termos de uso

Parceiros


 

REDES SOCIAIS


 

CNPJ: 28.289.385.0001/78 Copyright © 2021 - Congresse Me - Todos os direitos reservados